5 tarefas maçantes que ocupam seu time e desperdiçam o dinheiro da sua empresa contábil!

Na era da tecnologia, a contabilidade não precisa mais ser um ramo meramente burocrático! Porém, muitas empresas contábeis ainda vivem essa realidade e perdem tempo em tarefas que já podem ser automatizadas.

Confira aqui nosso top 5 de tarefas maçantes (e desnecessárias) que desperdiçam o tempo e dinheiro da sua empresa!

01 – Digitar planilhas

Em especial quando se recebe do cliente dados em um formato diferente do que o sistema contábil aceita e você não tem um software de conversão de documentos apropriado, acaba sendo necessário digitar manualmente, número por número, esses valores em planilhas ou no sistema mesmo.

Esse processo pode levar horas e, com certeza, poderia ser feito de outra maneira mais rápida! Além de desperdiçar tempo, é uma tarefa cansativa para o colaborador responsável, o que também aumenta a chance de erros.

02 – Lançar dados manualmente no sistema

Época de lançamentos fiscais, de folha ou contábeis costuma ser um caos se o trabalho precisa ser feito manualmente. Passar dados para o sistema item por item rouba semanas de trabalho e, consequentemente, muito dinheiro!

Ainda mais porque tudo na contabilidade tem um prazo, e quando é necessário fazer uma tarefa tão mecânica com toda a pressão da entrega, o problema fica ainda maior, resultando em trabalhadores cansados e estressados.

03 – Revisão e auditoria dos dados

Quando a conta não fecha o desespero é grande! Afinal, na contabilidade estamos geralmente cuidando da saúde financeira de outras empresas, então é necessário entregar um trabalho impecável para não gerar transtornos para ninguém. Então, quando os valores não batem, é hora de conferir o que aconteceu no meio do caminho.

É aí que entra a tarefa maçante: precisar encontrar onde aconteceu o erro entre os infinitos documentos, muitas vezes preenchidos manualmente. Haja tempo e paciência!

04 – Refazer trabalhos perdidos

Se você não tem sistema de backup automático, o cuidado para não perder dados sem querer precisa ser redobrado! O problema só aumenta se a empresa tem muitos funcionários com acesso aos mesmos documentos e sistemas, tornando ainda mais difícil rastrear o que aconteceu quando uma informação ou documento desaparece.

Mas, mesmo com todo cuidado, infelizmente perder informações é sempre uma possibilidade sem backup automático. E quando isso acontece, lá se vai ainda mais tempo para refazer tudo de novo!

05 – Revisar documentos extensos

Para não dar margem para erros quando tudo na empresa é feito “à mão”, é necessário ter um cuidado imenso para que erros não passem. Afinal, um lançamento errado é uma dor de cabeça que toda empresa contábil quer evitar.

Porém, garantir que esse erro não ocorra ocupa um grande tempo dos profissionais que vão precisar ler e reler planilhas e documentos longos, porém importantes.

Sua empresa ainda perde tempo com essas tarefas? Se sim, nós temos uma solução especial para que você vá para o próximo nível de eficiência na contabilidade! Para saber mais, confira nosso site!

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